Mergulho no Abismo Anhumas com Rapel

Abismo Anhumas

por naturezatourbr

Descritivo de Mergulho no Abismo Anhumas com Rapel

Mergulho no Abismo Anhumas com Rapel: o Abismo Anhumas é uma caverna localizada a 23 km de Bonito-MS que foi descoberta em 1970 por um peão após um incêndio na mata local. Foi aberta para visitação em 1999, após início das pesquisas de mapeamento, treinamento e capacitação de pessoal.

A pequena fenda no chão é apenas o início do rapel, técnica de descida em cordas. Até o fundo da caverna são 72 metros (equivalente a um prédio de 26 andares) de descida vertical, num passeio que dura cerca de cinco minutos, tente aproveitar ao máximo a vista.

Terminado o rapel, o visitante firma os pés num deck flutuante construído sobre um lago de águas cristalinas chegando a 80 metros de profundidade com largura de uma campo de futebol.

Dezenas de cones de calcário preenchem o lago e seu entorno, com formações que atingem 20 metros de altura. Para observá-los mais de perto basta cair na água (com temperatura média de 18º C) e flutuar em meio a esse “vale de cones” formados há milhares de anos. Para muitos, a sensação é a mesma que voar num ambiente surreal, onírico.

Aos mergulhadores certificados, o Abismo Anhumas reserva o direito de ir ainda mais fundo: 18 metros para ser mais preciso. O mergulho autônomo revela novas imagens, luminosidade e toda a amplidão de uma das cavernas mais sensacionais do nosso planeta.

É possível realizar o passeio do Abismo Anhumas apenas com o rapel, sem a opção de mergulho.

Vídeo

Incluso

Estrutura

O que levar

Observações e Normas

Idade mínima recomendada: 10 anos

No mínimo, um dia antes da expedição, a equipe do Abismo Anhumas realiza um treinamento específico obrigatório, que fica no centro de Bonito. Assim todos podem conhecer as técnicas de descida e ascensão e os procedimentos de segurança

O passeio exige grupos pequenos, com horários de saída determinados. Isso proporciona maior conforto e segurança a todos. Tanto os grupos como os horários são decididos na véspera da saída, durante o treinamento realizado na central de reservas, que fica na cidade de Bonito

O limite máximo de visitantes por dia é de 20 pessoas

Mapa