Gruta do Lago Azul

Lago Azul

por naturezatourbr

Descritivo de Gruta do Lago Azul

A Gruta do Lago Azul foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1978, sendo inscrita em três dos quatro livros do Tombo, o etnográfico, paisagístico e arqueológico.

Descoberta por um índio Terena em 1924, a caverna possui em seu interior um lago azul com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do planeta. Em 1992 um expedição Franco-Brasileira de espeleomergulhadores, encontrou fósseis de mamíferos de o tigre de dente de sabre e preguiça gigante, oriundos do período geológico do Pleistoceno, de 6.000 a 10.000 anos atrás.

O passeio é contemplativo por dentro da caverna, iniciado por uma curta trilha até a entrada. Em seguida encontra-se uma escadaria de aproximados 300 degraus, representando uma descida íngreme de mais de 100 metros, que leva o visitante ao lago de águas cristalinas.

Ao se aproximar do lago, na área limítrofe, o visitante permanece por volta de 10 minutos para contemplar esta maravilha da natureza e registrar fotos. Em seguida retorna pela escadaria e trilha até o receptivo.

Este é um dos passeios mais famosos de Bonito/MS e, com os anos, se tornou o cartão postal da cidade. Imperdível.

Vídeo

Incluso

Estrutura

O que levar

Observações e Normas

Idade mínima recomendada: 5 anos

Restrição para mulheres grávidas a partir de 20 semanas ou a critério do guia

Os visitantes devem comunicar problemas de saúde

Mapa