- Tipo: Cachoeira
- Distância de Bonito: 38km
- Duração: 360 min
- Grau de dificuldade: Média
- Idade mínima: 1 ano
Descritivo de Cachoeiras Ceita Corê
Cachoeiras Ceita Corê é um passeio de Trilha com Cachoeiras localizado a 38 quilômetros do centro de Bonito/MS. O nome que batiza essa atividade bem do Tupi-Guarani e significa “terra de meus filhos“. Os Guaranis eram povos indígenas que habitavam vários Estados do Brasil, inclusive o Mato Grosso do Sul, além de áreas que se estendiam pela Bolívia, Argentina e Paraguai. Até os dias de hoje presença cultural é forte no vocabulário e costumes.
Esse passeio é um dos mais tradicionais de toda a região e dura todo o dia. A Fazenda Ceita Corê tem como atividade principal a pecuária com gado registrado, cavalos de raça Manga-larga Marchador e jumentos pêga, porém os proprietários dividem com os turistas a beleza natural do local, em um atrativo extremamente bem estruturado.
Como é o passeio de Trilha com Cachoeiras Ceita Corê
Ao chegar na Fazenda Ceita Corê Ecoturismo o visitante é recebido com um delicioso café com pão de queijo feito no dia. Com isso se prepara para o passeio, cuja primeira saída ocorre a partir das 08h00 e última às 11h00, sempe em grupos de até 12 participantes.
O passeio em si consiste em trilhas pela mata ciliar com lindas cachoeiras, piscinas naturais, grutas e almoço típico da fazenda.
Parte da manhã: a Trilha com Cachoeiras Ceita Corê
As atividades consistem em duas etapas, sendo a primeira iniciada a 5 quilômetros do receptivo até chegar na trilha. O trajeto é feito em um veículo especial preparado para o transporte de passageiros. Então a caminhada é iniciada pela mata ciliar do Rio Chapeninha. Entre a ida e volta são aproximadamente 4 quilômetros.
Ao longo da caminhada é muito comum o avistamento de espécies da fauna silvestre como tatus, tamanduá, emas, seriemas e preás. Além, é claro, de uma variedade de aves e imponentes árvores do cerrado, como o Ipê, símbolo do Mato Grosso do Sul.
A trilha em si é bem tranquila e ao longo da caminhada o visitante curte seis paradas para banho, um trampolim, uma tirolesa e quatro pontes suspensas. Por ter grande facilidade de acesso, esse passeio pode ser realizado por pessoas de todas as idades, tanto crianças quanto idosos, entretanto não é permitido para gestantes com 20 semanas ou mais de gravidez.
Após essa etapa, que dura aproximadamente três horas e meia, o grupo retorna para o receptivo para um delicioso almoço típico das fazendas do cerrado (incluso no valor do passeio). Ele inclui, diversas opções de pratos, como o arroz de carreteiro, e doces regionais.
Parte da tarde: visita à nascente do Rio Chapena
A segunda etapa, que corre no período da tarde após o almoço, consiste numa visita na nascente do Rio Chapena. Ali o visitante se depara com uma incível caverna inundada com 158 metros de profundidade. Além do lindo visual e água transparente, quem quiser tem a opção de se aventurar em uma apneia na nascente.
De volta ao receptivo, o visitante terá um lanche de tarde para finalizar o dia na fazenda. A estrutura também possui espaço para vôlei, redário, gramado com espreguiçadeiras e cadeiras, lago e área de jogos.
Cavalgada Ceita Corê
A Fazenda Ceita Corê Ecoturismo também oferece o incrível passeio Cavalgada Ceita Corê (que deve ser adquirida separadamente). Contemplativa, ela é feita em uma extensa área verde, cercada por fauna e flora do cerrado brasileiro, na qual os visitantes descobrem mais sobre a natureza da região.
Vídeo Cachoeiras Ceita Corê
Incluso
- Trilhas
- Cachoeiras
- Nascente
- Máscara de Snorkel
- Receptivo com Piscina
- Almoço
- Acompanhamento de Guia Credenciado
Estrutura
- Vestiário
- Piscina
- Redário
- Restaurante
- Ducha
- Banheiros
- Estacionamento
- Wi-Fi
- Área aberta para Fumantes
- Serviço de Fotos
- Aceita Cartão de Crédito
- Aluguel de Papetes
- Área de Balneário
O que levar
- Toalhas
- Roupas de Banho
- Tênis
- Dinheiro em Espécie
- Cartão de Crédito
- Protetor Solar
- Repelente
Observações e Normas
Idade mínima recomendada: qualquer idade
Restrição para mulheres em gestação avançada. Os visitantes devem comunicar problemas de saúde